Eventos

Publicado em: Eventos

simposio de biotecnologiaO "I Simpósio de Biotecnologia do Oeste Baiano: Aplicações e Sustentabilidade" discutirá os conceitos básicos que fundamentam a Biotecnologia e suas aplicações para o setor industrial e agrícola. Estas discussões são necessárias para estimular o senso de inovação e empreendedorismo em diversos estudantes do ensino superior vinculados às mais diversas áreas do conhecimento, como Biologia, Química, Física e Matemática. A integração destes conhecimentos permite criar soluções para problemas industriais, ambientais e sociais. O tema deste primeiro Simpósio traz consigo a responsabilidade de demonstrar a aplicabilidade de conhecimentos básicos que fundamentam a Engenharia de Biotecnologia para o desenvolvimento sustentável.  Para mais informações e realização de inscrição, acesse o site do evento (clique aqui para acessar).

Publicado em: Eventos

Dia da Consciência NegraO racismo tem sido um grande problema no mundo. A cada dia surgem novas situações de discriminação pela cor da pele no ambiente de trabalho, esporte e mais frequentemente nas redes sociais. Um comportamento inadmissível e tipificado como crime em várias legislações, dentre elas a brasileira. Para abordar o racismo e formas de combatê-lo, valorizar a cultura afro-brasileira e religiões de matriz africana, a UFOB promoverá uma extensa programação na Semana da Consciência Negra nos campi de Barra, Barreiras e Luís Eduardo Magalhães

Em LEM, a programação acontecerá no dia 20/11, a partir das 8h, com exposição de fotos e frases “Identidade negra”, seguida de palestra sobre  “Ranços do fetiche da democracia racial: a violência racista como um mal silenciado na sociedade brasileira”, que será ministrada por Ari Fernandes, pedagogo da UFOB. Às 10h, ocorrerá a mesa-redonda “O preconceito por quem sente na pele”, com os estudantes  Venâncio Ndunduma e Natascha Cruz, do curso de Engenharia de Produção, Yngrid Barbosa, do curso de Matemática, Ilana Rocha, do curso de Ciências Biológicas, e Maria Letícia Bonfim, do curso de BI em Humanidades, (clique para conferir a programação).

À tarde, às 13h30, será exibido o filme “Besouro Mangangá”. Na sequência, o Mestre Lagarto, Odirlan Gomes, do Grupo de Ordem Brasileira de Desenvolvimento da Capoeira, participará de um debate e apresentará uma roda de capoeira. O evento será encerrado às 16h30, com a professora de dança Amanda Batista, que ministrará uma oficina de dança afro. As atividades realizadas no “Dia da Consciência Negra 2019: Reflexões para a construção de uma consciência crítica” são coordenadas pela professora Maria Felícia Mota.

O evento é gratuito e aberto a todos.

Publicado em: Eventos

O suicídio é um grave problema de saúde pública que faz cerca de 800 mil vítimas anualmente, uma estimativa de uma a cada 40 segundos. Para tratar deste assunto, será realizada a roda conversa “Prevenção e pósvenção do suicídio: uma responsabilidade de todos”, que será ministrada pelo psiquiatra e professor do curso de Medicina da UFOB, Alexandre Rizkalla, no dia 27 de setembro, às 16h, no auditório do Centro Multidisciplinar de Luís Eduardo Magalhães.

Com o mote “Abrace a vida! O melhor lugar do mundo é dentro de um abraço! “, a atividade é realizada pela Assistência Estudantil do Centro Multidisciplinar de LEM, em parceria com o projeto Transformando Vidas, e é aberta à comunidade.

Publicado em: Eventos

Cobepro

 O Diretório Acadêmico de Engenharia de Produção (DACEP) da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB) realizará o II Congresso do Oeste Baiano de Engenharia de Produção (COBEPRO). O evento tem como objetivo promover conhecimentos, oportunidades e integração entre a comunidade acadêmica, graduandos, docentes, empresários, pesquisadores e demais profissionais atuantes nas áreas da Engenharia de Produção.

O tema deste ano é “Engenharia Econômica e a Tomada de Decisões: Posicionamentos Estratégicos nas Empresas” e contará com palestras, mesas redondas e minicursos direcionados a ressaltar a importância da Engenharia Econômica como ferramenta de auxílio na tomada de decisão das organizações.

O congresso acontecerá nos dias 29, 30 e 31 de agosto de 2019 no Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães. As inscrições são feitas via site.

Mais informações: https://doity.com.br/IIcobepro

Publicado em: Eventos
Estudantes e servidores da UFOB do Centro Multidisciplinar de Luís Eduardo Magalhães terão a oportunidade de aprender uma nova língua. O Núcleo de Línguas do Programa Idiomas sem Fronteiras abriu vagas para cursos presenciais gratuitos de Inglês. As inscrições vão desta segunda (21) até as 11h do dia 30 de janeiro.
 
Os cursos intitulados “Compreensão escrita: abstract” e Produção escrita: currículo” têm carga horária de 16 horas.  Para se candidatar,  ser da comunidade acadêmica da UFOB, estar regularmente inscrito (ativo e desbloqueado) no MyEnglishOnline (MEO) e ter realizado o teste de nivelamento ou ter realizado exame TOEFL.
 
Preenchido os requisitos, basta acessar o site http://isfaluno.mec.gov.br/ , fazer seu login no sistema, clicar no botão azul “Aulas Presenciais” e se inscrever . 

Os cursos serão realizados no Centro Multidisciplinar de Luís Eduardo Magalhães entre os dias 18 e 28 de fevereiro.  Confira o cronograma dos cursos abaixo.
 

Curso “Compreensão Escrita: Abstract”
Quando:18 a 21 de fevereiro de 2019 
Horário: das 14h às 18h. 
Carga horária: 16h

Curso “Produção Escrita: Currículo”
Quando: 25 a 28 de fevereiro de 2019 
Horário: das 14h às 18h. 
Carga horária: 16h

Publicado em: Eventos

A primeira ação do projeto de extensão continuada “Café con(s)ciência” acontecerá no dia 14 de dezembro, a partir das 10h, no Auditório do Centro Multidisciplinar de Luís Eduardo Magalhães. Com a temática “Os desafios profissionais da Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia”, a palestra será ministrada pela doutoranda em Engenharia Química (UFSCAR), Mayara Vieira, e mediada pelo professor Bruno Motta. Após a apresentação, será servido café para os participantes, seguido de debate. 

O objetivo do projeto é divulgar o conhecimento científico por meio de linguagem popular, informando como a ciência e os resultados científicos são capazes de melhorar a qualidade de vida, otimizar atividades e processos domiciliar ou laboral. As ações serão realizadas semanalmente no campus de LEM e em espaços públicos do município, como praças, bares e restaurantes. As atividades serão desenvolvidas em forma de palestras e rodas de conversa que discutirão temas, artigos e documentários científicos.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no local.

Publicado em: Eventos

A Pró-Reitoria de Graduação e Ações Afirmativas (Prograf) realiza, nesta terça (25) e quarta (26),  o II Encontro de Coordenadores de Cursos da UFOB, com convite estendido aos diretores de Centro, coordenadores gerais dos Núcleos Docentes e técnicos em Assuntos Educacionais.

O objetivo da atividade é estreitar o diálogo sobre ações que possibilitem a ampliação de conhecimentos técnicos e operacionais do trabalho de gestão acadêmica e pedagógica realizado pelos coordenadores de curso de graduação.

O Encontro será realizado no Auditório do Pavilhão de Aulas 2,  do Campus Reitor Edgard Santos, em Barreiras.

Topo